----Drums, Radio, Technology....

domingo, 23 de janeiro de 2011

Steve Jansen

Uma das bandas que eu mais apreciei ouvir durante o ano de 1993 foi os Japan
Foi nesse ano que uma cassete Maxell XLII-S 90 (gravada pelo meu irmão) apareceu em minha casa com os dois últimos álbuns de estúdio do grupo - "Gentlemen Take Polaroids" e "Tin Drum" - já não me recordo, ao certo, qual deles terá sido o meu favorito, mas de uma coisa tenho eu a certeza; a dita cassete tocava consecutivamente no meu leitor da Denon!
O que me fascinava na altura, nessa banda britânica, resumia-se a três aspectos: (1) o fantástico som da guitarra baixo do recentemente falecido Mick Karn, (2) a incrível voz de David Sylvian, (3) o muito bom gosto dos sons de percussão de Steve Jansen. Se bem me lembro, o som dos Japan não se parecia com nada que eu tivesse ouvido anteriormente. E no entanto a banda soava-me super bem... dai o consumo intensivo :)



Mas como não podia deixar de ser, o que na realidade originou este post é o nome de mais um excelente percussionista - Steve Jansen, nasceu em Inglaterra a 1 de Dezembro de 1959. Em 1974, formou juntamente com o seu irmão David Sylvian (voz, guitarra e teclas), Mick Karn (baixo) e Richard Barbieri (teclados) a banda de New Wave Japan. Após o fim da banda em 1982, Steve, juntamente com Richard Barbieri, gravaram sob o nome de Dolphin Brothers, onde Jansen além de tocar bateria também cantava. Mais tarde, em 1991, estes dois juntaram-se a Mick Karn para formarem uma editora chamada Medium Productions. Inicialmente esta editora tinha o fim de publicar os diversos trabalhos destes três músicos mas acabou por ficar envolvida em diversos projectos dos quais se destacam os Rain Tree Crow, Porcupine Tree e Nine Horses.
Steve Jansen trabalhou em diversos projectos de vários artistas internacionais, tanto colaborando em estúdio como ao vivo. Em Janeiro 2008 lança o seu primeiro álbum a solo - Slope.