----Drums, Radio, Technology....

sábado, 15 de janeiro de 2011

Behringer UCA222












Se existe um "must have" para quem gosta de fazer gravações de áudio caseiras, então a Behringer UCA222 é sem duvida a peça que não se pode deixar de comprar!

Trata-se de um interface que liga ao computador através da porta USB, e que é composto por uma entrada e uma saída de áudio estéreo (fichas RCA), uma saída para auscultadores (ficha 3,5mm) e uma saída de áudio óptica. Existe também um controle de ganho, um botão ON/OFF e um LED indicador de funcionamento; tudo isto numa pequena caixa vermelha, que por um preço bastante baixo, nos vai permitir desfrutar de uma melhoria, muito significativa, na qualidade de som das nossas gravações caseiras.
 

A principal razão que me levou a comprar este pequeno aparelho foi a questão da latência - inicialmente tentei resolver este problema utilizando o ASIO4ALL mas sem grandes resultados - disseram-me então que a UCA seria a solução ideal, o que na realidade se veio a confirmar.

No que diz respeito ao software que acompanha esta unidade, a Behringer apresentou uma grande melhoria em relação à antiga versão (UCA202). Enquanto a anterior trazia os softwares gratuitos Audacity e Kristal Audio Engine - nenhum deles a melhor escolha em free softwares - esta nova versão trás o software energyXT2.5 (Compact Behringer Edition) e um CD com diversos VST plug-ins, drivers ASIO, vários freewares e novamente o editor/gravador Audacity. É talvez aqui que se encontre a explicação para o preço mais elevado desta 222 em relação à 202, visto que em termos técnicos a unidade é exactamente igual!