----Drums, Radio, Technology....
sábado, 6 de novembro de 2010
Marcas de Baterias: Pearl
A marca japonesa Pearl foi fundada em 1952 por Katsumi Yanaguisawa, que desde 1946 construía suportes para instrumentos musicais em Sumida, Tokyo. Em 1950 ele decide alterar a sua produção e focar-se exclusivamente na construção de baterias. Dá o nome à sua companhia de "Pearl Industry, Lda.". No entanto em 1952 muda o nome para "Pearl Musical Instruments Company" e evolui o leque de productos para diversos instrumentos de percussão bem como acessórios relacionados.
Em 1957 o filho mais velho de Yanaguisawa (Mitsuo) junta-se à empresa do pai e forma uma nova divisão com a função de alargar as exportações da marca para o mundo inteiro. A ideia era conseguir ter uma resposta mundial para a procura, cada vez maior, de kits de bateria para as múltiplas bandas que se formavam ao sabor da explosão do rock and roll. Para tal é construída em 1961 uma fabrica com 1400 metros quadrados, em Chiba, para a produção de baterias de baixo preço que saíram para o mercado com a marca de mais de trinta distribuidores.
Em 1966 a Pearl apresenta a sua primeira linha de baterias profissionais - a President Series.
Hoje em dia o principal "centro de produção" da marca está localizado no Taiwan, composto por cinco fabricas que produzem produtos Pearl para o mundo inteiro, deixando para a original fabrica em Chiba o mercado doméstico.
São muitos os nomes de bateristas que têm o seu nome associados a marca Pearl. Entre eles destaco Daniel Erlandsson, Jimmy DeGrasso, Virgil Donati, Jon Larsen e o meu favorito Omar Hakim.