----Drums, Radio, Technology....

sábado, 31 de julho de 2010

Peter Gabriel drummers












A musica de Peter Gabriel entrou em minha casa nos finais da década de 70 através do meu irmão, que era um grande apreciador da super banda inglesa Genesis - onde Peter foi vocalista durante 8 anos - Peter acabou por sair da banda em 1975, enveredando por uma carreira a solo, onde rapidamente ficou bem claro haver fortes intenções de explorar estilos de musica diferentes dos praticados pela banda à qual pertencia. 
Peter sempre deu muita importância à percussão em quase todos os seus trabalhos. Tal como a bateria de Phill Collins era fulcral para a sonoridade dos Genesis, também nos seus álbuns se tornou notório a importância do desempenho do baterista para o resultado final. Assim, o ex-vocalista do Genesis, rodeou-se de músicos de grande talento, que faziam as minhas delicias, numa altura em que me estava a despertar o interesse pela percussão. Foi o caso do fantástico Jerry Marotta, baterista preferencial, tanto em estúdio como "ao vivo", durante os primeiros trabalhos de Peter Gabriel (I, II, III e IV), seguiu-se depois o genial Manu Katché que durante os álbuns So e Us reforçou a minha ideia de que este senhor é talvez "the best drummer in the world", e por fim surge Ged Lynch, baterista que eu ainda não tenho uma opinião formada, no trabalho Up editado em 2002.