----Drums, Radio, Technology....

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Marcas de Baterias: Ludwig















A primeira peça fabricada pela empresa dos irmãos Ludwig (William e Theobaldner) foi um pedal de bombo, capaz de executar ritmos mais rápidos dos que os pedais produzidos na altura. Toda a produção desta peça foi feita num celeiro alugado a sul de Chicago. Durante os anos seguintes a empresa cresceu e construiu várias peças para instrumentos de percussão e corda, tendo mesmo produzido banjos e cavaquinhos. Actualmente é reconhecida pelos coleccionadores, como uma das três principais fabricantes históricas de banjos Ukulele.
Durante a grande depressão da década de 30, a companhia foi obrigada a fundir-se com a C. G. Conn Company. Como consequência, uns anos mais tarde William Ludwig afastou-se da empresa - por achar que a junção tirou-lhe importância no desenvolvimento dos produtos - e abre em 1937 a sua própria companhia, denominada W.F.L. Drum Company. Em 1955 a Conn Company volta a comprar a empresa de William e muda o nome para Ludwig Drum Company.
William F. Ludwig morre em 1973 sendo sucedido pelo seu filho William F. Ludwig Bradfield, Jr.

A marca Ludwig ficou famosa ao longo dos anos, devido às diferentes inovações que introduziu na construção dos diversos componentes de uma bateria. Principalmente no que diz respeito à utilização de novos materiais e respectivos acabamentos. São inúmeros os bateristas que utilizaram Ludwig; destacam-se John Bonham dos Led Zeppelin, Alex Van Halen dos Van Halen, Ian Paice dos Deep Purple, Carl Palmer dos Emerson, Lake & Palmer, Charlie Watts dos Rolling Stones e finalmente o responsável pelo maior impulso de popularidade da Ludwig, que em 1963 colocou no seu bombo o símbolo da marca logo acima do nome da banda onde tocava, os The Beatles. Claro que estou a referir-me ao baterista Ringo Star.