É comum ouvir-se dizer que a bateria é um instrumento musical essencialmente para os homens. Os argumentos, invariavelmente, referem-se às necessidades físicas exigidas pelo instrumento para a sua execução. Na minha opinião esses argumentos são ridículos!
Quando se estuda e toca bateria, apercebemos-nos que existe uma diferença entre "força" e "técnica". Por exemplo - a postura errada em frente ao instrumento ou a incorrecta posição das baquetas na mão podem provocar cansaço ou fadiga - estes e outros pormenores, quando corrigidos utilizando as técnicas adequadas, diminuem, em muito, o esforço físico exigido, tornando muito mais fácil a execução de qualquer trecho musical.
São muitas as bateristas conhecidas pelos seus excelentes desempenhos; Meg White da banda White Stripes, Cindy Blackman que toca com Lenny Kravitz, Caroline Corr dos The Corrs e muitas mais, que mostram que a arte de tocar bem bateria, não é exclusiva ao sexo masculino.
Para este post, dedicado às mulheres bateristas, decidi colocar um vídeo de Emmanuelle Caplette, uma executante natural do Canadá, que me fascina pelas suas capacidades técnicas, que fazem parecer fácil o que na verdade é bem difícil de executar.