----Drums, Radio, Technology....

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Roland Octapad SPD-30



Mais um produto apetitoso da marca nipónica Roland!
Pode-se considerar este Octapad SPD-30, como o sucessor do muito aclamado Total Percussion Pad SPD-20, ou mais concretamente, a continuação da aposta da Roland na vertente das baterias compactas com oito pads de borracha. A marca avançou inicialmente com o modelo PAD-8, evoluindo depois para o PAD-80 (Octapad II) e mais tarde para a série SPD, com os modelos SPD-8, SPD-11 e SPD-20 - estes já com sons internos. Relembro que tanto o PAD-8 como o PAD-80 eram apenas controladores MIDI - notem que não me referi ao recente modulo SPD-S, em virtude de este ter apenas 6 pads de borracha!

O Octapad SPD-30 tem 670 sons, não só de percussão e bateria mas também sons de guitarra baixo e sintetizadores. Tal como no SPD-20, também é possível adicionar mais pads, obtendo-se um kit mais completo, com prato de choque, bombo, toms...
Mas a novidade principal deste modelo, é a possibilidade de construção de frases em tempo real e da utilização das mesmas em loop - podendo depois, sobre essas frases, aplicar efeitos, equalização ou processamento de ambiente.
A Roland também faz referencia a uma nova tecnologia aplicada nos pads de borracha deste Octapad, que os tornam ultra-sensíveis e aumenta o isolamento entre eles para que não ocorra "disparos" acidentais.

Em resumo, parece-me que a Roland decidiu mandar para o mercado algo intermédio entre o modelo SPD-20 e o SPD-S. Uma bateria compacta com muitos sons, muitos kits e ao mesmo tempo com novas ferramentas para criar ritmos, aplicar-lhes efeitos e tocar sobre eles. Só se espera que o preço desta, seja bem mais simpático do que o preço da SPD-S!!!