----Drums, Radio, Technology....

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sensações...


São muitas as diferenças entre uma bateria acústica e uma digital. Elas manifestam-se desde o som às sensações enquanto se toca. No entanto os fabricantes dos kits digitais anunciam a "fantástica" semelhança atingida entre estes dois tipos de percussão - mas um facto inegável é que as diferenças existem!  

Bater numa peça em borracha, em forma de prato, não dá a mesma sensação do que bater numa superfície metálica de um prato acústico. O mesmo se passa com o bater num pad em borracha em relação a uma "pele" esticada de uma tarola ou de um tom - a resposta ao toque é diferente! 
A Roland na tentativa de resolver este problema criou os pads em Mesh, e sem duvida que conseguiu aproximar as sensações, pelo menos no que diz respeito às caixas (tarola, bombo, toms e timbalão). Apesar disso continua a haver quem diga que existe demasiado "rebound" comparativamente à resposta da "pele" nas caixas acústicas; e isso é significativo na execução.

Mas as tecnologias estão sempre a evoluir. Todos os dias algo de novo é inventado. Estou em crer que num futuro muito próximo, estas diferenças vão se tornar mínimas, apenas notadas por quem se dedica por completo a este instrumento.
Eu por cá continuo a tentar aproximar o meu "kit digital" à sensação de uma bateria acústica - isto sem perturbar os vizinhos - e o próximo passo será a substituição do bombo, pad KD-8 em borracha, por um KD-85 em Mesh.