----Drums, Radio, Technology....

sábado, 23 de outubro de 2010

HPD-10 Interactive Tour












O HPD-10 é o segundo membro da família HandSonic. 

Quando à anos atrás a
Roland lançou no mercado o HPD-15, este foi considerado um instrumento revolucionário! Ao contrario da maioria dos pads de percussão existentes, o primeiro membro da família HandSonic foi concebido para ser tocado com a dinâmica de instrumentos como a conga, a tabla ou um guiro. Para tal a Roland recorreu a uma nova tecnologia que incorpora um pad de borracha de 15 polegadas, dividido em diversas secções (cada qual com um som diferente), bem como sensores que conseguem determinar a localização e força das batidas. Esta evolução permite ao percussionista executar, com as mão, técnicas de mute ou controlar o pitch dos sons, tal como o faria num instrumento acústico.

São inúmeras as possibilidades inovadoras que este aparelho apresenta, que vão desde os 300 sons de países latinos, asiáticos, africanos... até à utilização de processadores de efeitos múltiplos e sequenciador incorporado.
Esta enorme palete de funcionalidades tornou o HPD-15 numa peça topo de gama, com um preço pouco acessível à maioria dos amantes da percussão, o que levou a marca nipónica a apostar num novo modelo.
O HPD-10 é um instrumento mais compacto e acessível. Utiliza a mesma tecnologia que o HPD-15 e até tem mais sons (400) que o seu irmão mais velho. No entanto é bem mais limitado em funcionalidades. O pad de borracha tem apenas 10 polegadas e numero de secções também é inferior. Não tem sequenciador interno e a possibilidade de ligações a acessórios externos também é menor.
 

Resumindo, para quem gosta deste tipo de instrumentos o que deve fazer é:
Ir a uma loja de instrumentos, experimentar este novo modelo, olhar bem para as características e reflectir se o preço mais baixo realmente compensa.