----Drums, Radio, Technology....

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Simplicidades...



Tal como em muitas situações da vida, em que o que era interessante antes, agora já não é mas poderá voltar a ser, também na musica, ciclicamente, coisas se repetem. Uma dela, a meu ver, é o nível complexidade, não só das bandas como dos trabalhos por elas executadas.
Numa era em que os avanços tecnológicos são por demais evidentes em todos os campos, inclusive na musica, onde é possível através de maquinas e meios informáticos conceber um álbum completo sem tocar um único instrumento, surgem grupos que com um numero escasso de elementos, voltam a fazer musica simples mas extraordinariamente original e criativa.
Até mesmo a maneira como os bateristas se apresentam nestas bandas, voltou a ser simples, sem baterias complexas a abarrotar de toms e pratos de toda a espécie! A forma destes tocarem voltou a ser mais imaginativa em detrimento da exibição, que com constantes breaks, abafavam o resto dos instrumentos. Ao invés, procura-se um melhor equilíbrio entre os músicos, com a bateria a ser parte integrante e não figura de destaque.
São várias as bandas que actualmente praticam esta forma "simplista" de fazer musica; dou como exemplo os The National, Blonde Redhead e os Yeah Yeah Yeahs dos quais ponho aqui um vídeo.
- Atenção! Não confundir "simplista" com falta de talento ou de técnica! Pois nada disso falta a Brian Chase!