----Drums, Radio, Technology....

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Considerações sobre "pauzinhos"



Confesso que desde que comecei a dar os meus primeiros passos na percussão, que nunca liguei muito à "ciência da escolha das baquetes". Aliás, se bem me recordo, a minha única preocupação inicial, relacionada com as ditas, era conseguir fazer-as girar nos dedos. Lembro-me que ficava muito frustrado ao ver, nos vídeos de musica que passavam na televisão, o baterista dos "Level 42" (que eu considerava fraquinho), a girar a baquete na mão direita de uma forma exemplar e eu sem conseguir fazer o mesmo!
Resolvido esse problema nunca mais pensei no assunto!

Anos mais tarde, quando comecei a adquirir as minhas primeiras "electronic drums" e a ler artigos sobre percussão, voltei-me questionar sobre o assunto. No entanto sempre achei que a necessidade de uma escolha adequada de baquetes, só deveria fazer sentido numa bateria acústica e não numa digital. A única situação que tive sempre em conta, foi o terem-me dito que é aconselhável o uso de baquetes com ponta de nylon, em vez das de madeira, pelo facto destas ultimas serem bastante mais agressivas nos pads de borracha.

O primeiro par de baquetes que eu adquiri, à mais de 15 anos, foi umas 7A da marca Vic Firth. Mais tarde comprei outras 7A da Pro-Mark, baquetes essas, que ainda utilizo frequentemente na minha Roland TD-3KW.

Há dias, em mais uma visita à minha loja de instrumentos musicais preferida, deparei com alguém, que na zona da percussão, inspeccionava com muita atenção as diversas baquetes expostas. Ele olhava para elas, ele sentia o peso, ele batia com elas na palma da mão... enfim, toda esta cerimonia na escolha fez-me voltar a pensar no problema das baquetes. Ali estava eu novamente no meu dilema de se, ao optar por por uns "pauzinhos" diferentes, a minha técnica poderia de algum modo melhorar. Assim, após um raciocínio complicado acabei por comprar umas 5A da Pro-Mark, modelo Millennium II com ponta de nylon!
Optei por 5A, porque são maiores e mais pesadas, logo de certeza o resultado final deverá ser diferente. Ponta de nylon pelas razões que já expliquei anteriormente. Millennium é um nome bastante atraente... e alem disso é uma óptima série de televisão! A Pro-Mark parece-me ser uma boa marca! E desde que tomei conhecimento que o Larry Mullen Jr. dos U2 as utiliza, cada vez estou mais convencido disso!