----Drums, Radio, Technology....

sábado, 26 de março de 2011

German Match Grip


(este vídeo pertence ao canal de expertvillage e poderá ter de ser visto no YouTube)

No que diz respeito à forma de segurar as baquetas, denominada "Matched Grip", esta pode ser aplicada de duas maneiras distintas:










French Matched Grip
 - As baquetas são seguras paralelamente, utilizando o indicador e o polegar e ficando as palmas das mão viradas uma para a outra. O polegar fica por cima da baqueta. O movimento da baqueta é essencialmente executado pelos dedos. 

German Matched Grip - As baquetas são seguras num ângulo de 90 graus, utilizando o indicador e o polegar e ficando as palmas das mão paralelas à superfície onde se toca.  O movimento da baqueta é essencialmente executado pelo pulso.

O vídeo ilustra a correcta posição utilizando a técnica "German Match Grip".


domingo, 20 de março de 2011

Tradicional Grip


(este vídeo pertence ao canal de expertvillage e poderá ter de ser visto no YouTube)

Hoje temos uma pequena aula! :)

Existe duas formas básicas de segurar as baquetas quando se toca bateria.








Matched grip
- As baquetas são seguras da mesma forma nas duas mãos. São utilizados os dedos indicador e polegar para segurar a baqueta. O resto dos dedos controla a subida e descida da baqueta (imagem da esquerda).

Traditional grip
- Na mão esquerda a baqueta passa pelo polegar e pelo indicador. A mão direita segura a baqueta da mesma forma que no método anterior. O resto dos dedos controla a subida e descida da baqueta (imagem da direita). 

O vídeo de hoje ilustra a correcta posição para a técnica mais tradicional (Traditional grip).

sábado, 12 de março de 2011

Porcupine Tree - Way Out Of Here



Durante esta ultima semana, tenho andado a ouvir o álbum "The Incident" da banda britânica Porcupine Tree.
O meu interesse em ouvir um trabalho completo desta banda teve inicio em Janeiro deste ano, quando me referi a este grupo num post sobre o ex-baterista dos Japan, Steve Jansen. Na altura, apenas fixei o facto dos Porcupine Tree serem um dos diversos projectos, nos quais ex-músicos dos Japan estiveram envolvidos após o término da banda em 1982.
No inicio do mês passado, ao procurar informações sobre o baterista Gavin Harrison, vejo-me de novo confrontado com o nome deste grupo inglês. Gavin é o baterista desta banda desde 2002, altura em que Chris Maitland abandonou o grupo.

Os Procupine Tree tiveram origem em 1987, como resultado da conjugação de ideias entre Steven Wilson e Malcolm Stocks, inspirados na onda psicadélica e progressista de bandas como os Pink Floyd, que dominaram a cena musical durante os anos 70. Embora inicialmente não passa-se de um projecto de retaguarda - Steven Wilson estava bastante mais concentrado num outro projecto denominado No-Man - a ideia acabou por desenvolver-se e resultar em diversos trabalhos, que ao longo dos anos arrecadaram opiniões muito positivas por parte dos críticos. Os Porcupine Tree editaram até hoje 10 álbuns de estúdio, 4 álbuns ao vivo e 3 compilações.

Mas voltando à minha audição desta semana, eu acho que apesar de ter sido considerado, por alguns, como o melhor álbum de 2009, e ter obtido excelentes resultados nas tabelas mundiais, "The Incident" está longe de ser algo de super-fantástico! Sem duvida que estamos perante um bom trabalho, feito por excelentes músicos, que demonstram estar à vontade na produção de musica de qualidade. Mas parece-me a mim que não traz nada de novo! Soa a uma "receita" já utilizada, onde o único atractivo, ao longo das 18 musicas que compõem o álbum, é ouvir as brilhantes execuções de Gavin Harrison na bateria!

Ilustro este post com um video da banda a actuar ao vivo num tema, que apesar de ser de um álbum anterior, retrata bem o que eu sinto ao ouvir os actuais Porcupine Tree - Gavin Harrison é uma máquina!
    

sábado, 5 de março de 2011

motherfucking bus



depinas - motherfucking bus

João Carlos - Baixo
Rui Pina - Guitarra
Mário Pina - Bateria
.