----Drums, Radio, Technology....

domingo, 30 de janeiro de 2011

cpcarelfouché



Este fim de semana, ao contrario do habitual, vai ter um segundo post... e novamente depinas! :)

depinas
- cpcarelfouché 

Rui Pina - Voz, guitarra, baixo

Mário Pina - Bateria

sábado, 29 de janeiro de 2011

da mãe d'água



depinas - da mãe d'água

Rui Pina - Guitarra, baixo
Mário Pina - Bateria

Pode ser visto no YouTube
(canal ruipina), um video com a gravação desta musica tocada em estudio.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Steve Jansen

Uma das bandas que eu mais apreciei ouvir durante o ano de 1993 foi os Japan
Foi nesse ano que uma cassete Maxell XLII-S 90 (gravada pelo meu irmão) apareceu em minha casa com os dois últimos álbuns de estúdio do grupo - "Gentlemen Take Polaroids" e "Tin Drum" - já não me recordo, ao certo, qual deles terá sido o meu favorito, mas de uma coisa tenho eu a certeza; a dita cassete tocava consecutivamente no meu leitor da Denon!
O que me fascinava na altura, nessa banda britânica, resumia-se a três aspectos: (1) o fantástico som da guitarra baixo do recentemente falecido Mick Karn, (2) a incrível voz de David Sylvian, (3) o muito bom gosto dos sons de percussão de Steve Jansen. Se bem me lembro, o som dos Japan não se parecia com nada que eu tivesse ouvido anteriormente. E no entanto a banda soava-me super bem... dai o consumo intensivo :)



Mas como não podia deixar de ser, o que na realidade originou este post é o nome de mais um excelente percussionista - Steve Jansen, nasceu em Inglaterra a 1 de Dezembro de 1959. Em 1974, formou juntamente com o seu irmão David Sylvian (voz, guitarra e teclas), Mick Karn (baixo) e Richard Barbieri (teclados) a banda de New Wave Japan. Após o fim da banda em 1982, Steve, juntamente com Richard Barbieri, gravaram sob o nome de Dolphin Brothers, onde Jansen além de tocar bateria também cantava. Mais tarde, em 1991, estes dois juntaram-se a Mick Karn para formarem uma editora chamada Medium Productions. Inicialmente esta editora tinha o fim de publicar os diversos trabalhos destes três músicos mas acabou por ficar envolvida em diversos projectos dos quais se destacam os Rain Tree Crow, Porcupine Tree e Nine Horses.
Steve Jansen trabalhou em diversos projectos de vários artistas internacionais, tanto colaborando em estúdio como ao vivo. Em Janeiro 2008 lança o seu primeiro álbum a solo - Slope.


 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Behringer UCA222












Se existe um "must have" para quem gosta de fazer gravações de áudio caseiras, então a Behringer UCA222 é sem duvida a peça que não se pode deixar de comprar!

Trata-se de um interface que liga ao computador através da porta USB, e que é composto por uma entrada e uma saída de áudio estéreo (fichas RCA), uma saída para auscultadores (ficha 3,5mm) e uma saída de áudio óptica. Existe também um controle de ganho, um botão ON/OFF e um LED indicador de funcionamento; tudo isto numa pequena caixa vermelha, que por um preço bastante baixo, nos vai permitir desfrutar de uma melhoria, muito significativa, na qualidade de som das nossas gravações caseiras.
 

A principal razão que me levou a comprar este pequeno aparelho foi a questão da latência - inicialmente tentei resolver este problema utilizando o ASIO4ALL mas sem grandes resultados - disseram-me então que a UCA seria a solução ideal, o que na realidade se veio a confirmar.

No que diz respeito ao software que acompanha esta unidade, a Behringer apresentou uma grande melhoria em relação à antiga versão (UCA202). Enquanto a anterior trazia os softwares gratuitos Audacity e Kristal Audio Engine - nenhum deles a melhor escolha em free softwares - esta nova versão trás o software energyXT2.5 (Compact Behringer Edition) e um CD com diversos VST plug-ins, drivers ASIO, vários freewares e novamente o editor/gravador Audacity. É talvez aqui que se encontre a explicação para o preço mais elevado desta 222 em relação à 202, visto que em termos técnicos a unidade é exactamente igual!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Marco Minnemann



Já há algumas semanas que ando para fazer um post onde seja feita referencia ao baterista, compositor, produtor e multi-instrumentista, Marco Minnemann.
Minnemann nasceu na Alemanha a 24 de Dezembro de 1970 e é autor de diversos trabalhos educacionais editados em livro e em DVD. As suas diferentes experiências musicais levaram-no a tocar vários instrumentos (bateria, guitarra, baixo e teclados) e diferentes estilos de musica (jazz, rock, heavy metal e death metal). Mas é sem duvida por detrás de uma bateria que Marco atinge o virtuosismo, tocando com grandes nomes do panorama musical como:
Terry Bozzio (ex-baterista de Frank Zappa), Trey Gunn (baixista dos King Crimson), Tony Levin (baixista de Peter Gabriel), Adrian Belew, Eddie Jobson, Alex Machacek, entre muitos outros.










Deixo aqui dois vídeos onde é bem visível as qualidades de Minnemann como baterista; no primeiro em conjunto com a banda de Adrian Belew Power Trio e no segundo, juntamente com Alex Gonzalez, em uma participação num tributo a Stewart Copeland dos Police.

domingo, 2 de janeiro de 2011

V-Drums Lessons


É sempre interessante para um praticante de bateria encontrar "fontes" de aprendizagem de técnicas de percussão. Sejam elas em livros, vídeos, sites na Internet... - o importante é que sejam suficientemente esclarecedoras e cumpram correctamente a sua função; de ensinar.
Em posts anteriores referi-me a dois DVDs educacionais: Liquid Drum Theater de Mike Portnoy, e Secret Weapons for the Modern Drummer de Jojo Mayer ambos editados pela Hudson Music, como duas excelentes fontes de conceitos e técnicas de bateria. Neste meu primeiro post de 2011 vou chamar à atenção para um conjunto de vídeos, produzidos pela Roland, onde bateristas e percussionistas como Johnny Rabb, Mike Snyder, Brad Dutz, Steve Fisher e Gregg Bissonette, demonstram como técnicas rudimentares, paradiddles, grooves e ritmos diversos, podem ser executados utilizando as V-Drums.