----Drums, Radio, Technology....

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mike Portnoy



Já faz mais de um ano, que um ex-vizinho deu-me dois DVDs com vídeos da actuação de um baterista (confesso que na altura nem sequer liguei ao nome), que eu acabei por esquecer-me de ver, vindo mais tarde a perder a noção de onde os arrumei. Esse meu ex-vizinho também é um apaixonado pela percussão e tinha em casa uma bateria acústica, que sempre que tocava, fazia aumentar o numero de inimigos no prédio. Não que ele tocasse mal, antes pelo contrario, o problema é que por mais abafada que a bateria estivesse, o barulho tornava-se sempre incomodativo.

Há poucos dias atrás, ao navegar na NET, dei com alguns nomes de bateristas, que embora independentes, se tornaram muito "populares", não só por terem trabalhado com diversos nomes sonantes da cena musical, mas fundamentalmente por editarem DVDs educacionais, onde desvendam um pouco das suas brilhantes técnicas pessoais. O exemplo mais "badalado" é, sem qualquer duvida, o americano Mike Portnoy. Conhecido inicialmente como baterista e segundo vocalista da banda Dream Theater, Portnoy arrecadou, até hoje, 23 prémios dados pela revista Modern Drummer Magazine, dos quais doze foram dados consecutivamente, ao ser considerado o melhor baterista de rock progressivo. Também dois desses prémios foram atribuídos na categoria de melhor Video/DVD educacional, pelos trabalhos em "Progressive Drum Concepts" e "Liquid Drum Theater".

Ora é exactamente este ultimo DVD, "Liquid Drum Theater", produzido pela Hudson Music, que andava perdido lá por casa e que só agora tive o prazer de finalmente começar a visionar. São dois discos, que perfazem um total de 190 minutos de vídeo e áudio, onde Portnoy mostra diversas técnicas que utilizou nos trabalhos da banda Dream Theater e no projecto paralelo Liquid Tension Experiment. Por enquanto ainda vou no primeiro DVD, mas desde já considero, que estou perante um excelente trabalho, que deveria ser visto por todos que gostam de percussão.
Um post só sobre este DVD, vai tornar-se obrigatório!